POLÍTICA: O LUGAR DA ÉTICA & A IMPORTÂNCIA DE SE DIZER “NÃO”.

por Professor Borba/Redator — publicado 20/08/2018 11h50, última modificação 21/08/2018 09h16

O lugar da Ética. Para o cuidado com a ética vale demais algo que o Corpo de Bombeiros sempre costuma alertar: “nenhum incêndio começa grande”; é sempre uma pequena fagulha ou faísca que dá início a tudo.
No terreno da Ética é a mesma coisa, a delinquência do cotidiano, isto é, pequenos atos individuais aparentemente inofensivos, provocam a devastação: parar o carro em fila dupla, esquecer-se do candidato em quem votou para deputado, não pedir nota fiscal, deixar a água correndo enquanto se ensaboa ao chuveiro, permitir que alimentos se estraguem por preguiça de guardá-los a tempo, aceitar diminuição do custo de um serviço em troca da não emissão de recibo, piadas racistas, etc.
É preciso apagar esses “focos de incêndio” que queimam nossa decência!
A importância de se dizer “Não”. Você deve conhecer pessoas que têm muita dificuldade em dizer “Não”. Ou até mesmo você pode ser uma delas. Em geral, são indivíduos de bom coração, sempre dispostos a ajudar.
O problema começa quando alguns espertinhos percebem o temperamento desta pessoa generosa e começam a abusar. Seja no ambiente político, de trabalho, de estudo ou de família, quem não sabe dizer “Não” acaba se sobrecarregando. Fica quase sem tempo para realizar todas as tarefas e não consegue reservar sequer um minuto para seu próprio cuidado.
Enquanto isso, os que vivem na “sombra e água fresca” não crescem, porque se acomodam nas facilidades da “vida mansa”.
Por isso, caso você perceba que precisa dizer “chega”, não fique com pena. Coloque um ponto final nessa situação. 

error while rendering plone.comments